5º Carta: Avaliação da proposta formativa

 Nesta carta, as cursista foram convidadas a escreverem sobre o que acharam da experiência formativa vivida. 



Boa noite, meninas!
Escrevo está carta para agradecer pela oportunidade de aprender um pouco mais e trabalhar com temas tão essenciais à Educação Infantil, como: concepções de infâncias, linguagens, importância da formação do profissional, inclusão, currículos, DCNEIs, políticas públicas e outros.
Achei a forma de disponibilização do curso bem interessante e prática. Vocês conseguiram colorir a tela cinza de forma bem interessante!
Gosto de cursos online pela facilidade de poder fazer no meu tempo livre, sem obrigatoriedade de horário específico.
As cartas lidas nos apresentou ideias que muitas vezes batem com nossa concepção e questionamentos sobre o tema proposto, as leituras disponibilizadas oferecem momentos de descontração e ao mesmo tempo reflexão e os textos são de linguagem clara e acessível, ajudando bastante em seu entendimento. Amei os quiz, onde pude ver um pouquinho mais do que entendi sobre cada tema e a dinâmica de escrever cartas é bem interessante. Pena não estarmos presencialmente.
Por achar essa formação bem interessante, fui avançando no curso, já salvei os textos e materiais disponibilizados para consultas posteriores e revisão posterior 😍
Obrigada a todas vocês pelo curso e por todo conhecimento adquirido!
Até o próximo!!!
Petrópolis, 16 de junho de 2021.
Indira
Adorei participar do curso e revisitar tantos pontos tão presentes em nosso dia a dia. Os textos e vídeos apresentados aqui foram muito esclarecedores e contribuíram para minha prática. Percebi que as dúvidas e incertezas que carrego, não são só minhas e podem ser respondidas no coletivo. A alegria com que vocês dialogam sobre questões tão tensas como os conflitos é maravilhoso e me fez refletir muito sobre como tenho tratado este tema em minha sala. Muito obrigada a todas vocês! Até breve.
Araci
Hoje pretendo dizer o quanto essa experiência formativa me trouxe de aprendizagem e crescimento. Não só experimentei questões objetivas acerca da prática da educação infantil, com também senti os meus afetos nas literaturas escolhidas, nos vídeos assistido, e lógico, não posso deixar de mencionar, nas cartas escritas. Encontrar minha poética tem sido meu objetivo nessa pandemia. Nesse período, embora tenha sofrido a dor, a angústia, o medo e os desafios impostos pelo momento, também me pus a trilhar um caminho q fosse diferente do habitual e do ordinário caminho da rotina diária, tão desgastado pela automatização do tempo e dos encontros, cuja repetição se fazia como um "disco de vinil arranhado"! Sendo assim, essa experiência formativa foi uma dessas trilhas que, sem dúvida, me levou a engrandecer a minha atuação na EI e a fortalecer minha identidade profissional. Agradeço imensamente a oportunidade, e espero-as ver numa próxima formação! Afetuosamente.
Amana
Lembro no início da pandemia a angústia que sentia procurando "O que fazer?". Lembro da minha procura por cursos, palestras, lives...e toda a frustração em estar atirando no escuro. Alguns cursos ou encontros em diferentes plataformas eram pagos e muitas vezes a abordagem em cima do assunto ruim. Esse ano me deparei com a formação do COLEI, tão prazerosa e objetiva. Confesso que demorei para começar, pois ainda não tinha usado essa plataforma e estava com receio de não conseguir, porém depois que iniciei me encantei com a objetividade do curso (para mim o ponto mais positivo). A linguagem foi Clara, as propostas dinâmicas e o conteúdo útil a prática pedagógica. Não vejo motivos de mudanças agora, talvez mais para frente abordar alguns assuntos como a educação a distância como foi oferecida essa formação. Só tenho a agradecer por esse momento.
Iandara
Três Rios, 9 de julho de 2021 Estimadas amigas, Heloisa, Maria José e Mariana. Que pena que nossos encontros chegaram ao fim! Gostei muito de passar momentos de formação com vocês! Agradeço cada palestra, cada texto, cada pesquisa compartilhada durante a formação. Através dos estudos, das cartas que foram lidas e das experiências compartilhadas, pude melhorar minha prática e perceber que minhas angústias não eram solitárias e que quando aprendemos a buscar e aprimorar nossos conhecimentos, podemos proporcionar uma Educação Infantil digna de nossos alunos. Quantos pensamentos para mudar, quantas estratégias falhas, quanto temos que aprender! Agora é colocar em pratica todo conhecimento adquirido e fazer valer esse precioso tempo que passamos juntos! Que Deus possa estar sempre com vocês! Muito obrigada por compartilhar tanta paixão pela Educação! Grande e saudoso abraço
Janaína
Queria agradecer primeiramente a oportunidade de participar deste modo de curso online onde de acordo com minha disponibilidade de tempo pude ir acompanhando a formação. Uma proposta funcional para a atualidade. Agradeço a equipe que sempre disposta e atenta a auxiliar as cursistas, nas dúvidas, prestando orientações e esclarecimentos que surgiam. E por fim gostaria de enfatizar o como foi BOM ouvir histórias, a cada encontro. Amei ter essa experiência novamente, pois como professora tenho o hábito de ler diariamente para meus alunos, porém há muito tempo não participava como ouvinte. Obrigada equipe COLEI.
Surya
Em primeiro lugar, quero agradecer pela competência, empenho e dedicação de todas vocês do COLEI. Fazia um bom tempo, sem que eu me debruçar-se em reflexões pertinentes à área da Educação, visto que há mais de um ano, essas reflexões voltaram-se para o Coronavírus e junto dessa doença terrível , o real valor da vida: o que realmente importa para eu ser feliz e gratidão por ser abençoada por Deus . A formação pela qual tenho experienciado desde 01/06 do corrente ano, trouxe-me de volta as indagações, angústias, desafios e também novas reflexões sobre o meu trabalho, sobre minha contribuição para ajudar na formação de minhas crianças e a delas (contribuições) na minha vida e posso reafirmar que estar inserida dentro desse " Mundo " da Educação é não estar estagnado, é acompanhar sempre o movimento em torno desse ambiente e a formação proporcionada por vocês, me fez confirmar minhas opiniões, minha prática e ao mesmo tempo presenciar novas opiniões, novas práticas, novas reflexões e reavaliar várias etapas do/no processo ensino e aprendizagem, mesmo com o curso à distância, sempre me senti acolhida, inclusive as minhas dúvidas sempre foram sanadas prontamente com muita atenção e carinho (principalmente por você Helô) e para melhorar essa experiência formativa, só se fosse presencial, onde os debates seriam mais "ricos" pela troca de experiências e saberes compartilhados. O resgate que fiz inicialmente desde minha infância, minha primeira professora me trouxe lembranças que contribuíram para o sujeito que sou hoje: com minhas virtudes, qualidades e também "defeitos" (não são poucos!!!) mas sei que a vida não é uma "receita de bolo", ela precisa ser vivida e construída de acordo com nossas ações e pelos movimentos que nos direcionam em busca do melhor e assim também é a nossa vida na Educação. Preciso deixar registrado: A contação de histórias feita por vocês é exatamente o que aprendi ( lembranças de minha adolescência) sigo fazendo ainda hoje: PARABÉNS por me fazerem lembrar que faço algo bom para/pela minhas crianças. Obrigada por tudo. Beijos Petrópolis 17/07/2021
Ayra

Olá Heloisa, Maria José e Mariana! Essa formação foi excelente. Me fez refletir em vários pontos trabalhados pelos temas sugeridos de cada encontro, analisar e estudar temas importantes para o meu trabalho como professora. Vejo a importância de formação que leve o professor a vivenciar o seu dia-a-dia da sala de aula, para que possa melhorar ainda mais o seu trabalho. O curso a distância nos deixa um pouco sozinhos, mas ao mesmo tempo disciplinados, pois temos que nos organizar para conseguir concluí-lo. A educação inclusiva ainda precisa de melhorias na qualidade de atendimento às crianças e o professor de mais formações. Aprendi a ser mais reflexivo. Espero por mais formações maravilhosas do colei. Um forte abraço e até breve.

Moema

Desejo que todas estejam bem. Achei a formação muito bem elaborada com questões pertinentes à minha vivência com alunos da Educação Infantil. Me atualizei, pude refletir sobre a minha prática, escutei estudiosos sobre os desafios e vi que muito do que passo em sala de aula são situações vividas por muitos professores. Eu prefiro realmente uma interação presencial mas a pandemia fez com que passasse a valorizar estes momentos que passamos uns com os outros. Mesmo à distância aprendi muito com a formação . Sei que a Educação Infantil é um espaço de muita aprendizagem . As crianças pequenas me ensinam diariamente muitas coisas e me fazem voltar a ser criança com elas. Me ensinam a descomplicar as coisas que os adultos adoram complicar. Me ensinam que brincar é muito bom e que as brincadeiras fazem parte da aprendizagem dos seres humanos. Me ensinam que é bom cantar, dançar, conversar, escutar que não gostaram das histórias que conto pra elas e que é muito bom estar juntos e trocar experiências com outras crianças. Aprendi que é preciso respeitá-las , seja no seu modo de pensar e de agir. É preciso saber escutá-las . Gostei muito da formação. Parabéns para vocês meninas. Um abraço nesses corações lindos. E espero revê-las em outros encontros.
Jaciana
Inicialmente pensei "mais uma formação", porém já no segundo encontro o curso deixou de ser uma obrigação e foi ficando cada vez mais prazeroso pois o feedback de vcs fez toda a diferença, foi como presencial. Mesmo em assunto que não foi novo, as colocações fizeram repensar e refletir para novas possibilidades. Agradeço, gostei muito. Parabéns pelo trabalho.
Iacina
Petrópolis, 27 de julho de 2021, Prezadas Heloísa, Maria José e Mariana, que alegria poder participar de uma formação como esta. Primeiro, quero destacar a riqueza dos assuntos, que são temas que nos inquietam tanto. Em seguida, quero dividir com vocês que várias coisas que sinto e penso foram destacadas durante o curso, e isso me anima a continuar na luta em dias tão intensos como têm sido nos últimos anos. Fiquei contente também, que antes da proximidade da data de minha licença prêmio para aposentadoria, a discussão sobre melhores condições e leis têm estado presentes no pensamento de quem executa tão brilhantemente o trabalho na Educação Infantil. Isso nos traz esperança para dias melhores. Quero destacar também, que gostei muito da formatação do curso. Achei prático, com uma trilha clara de atividades e que com nossa pouca disponibilidade de tempo facilitou todo o processo. Saí alimentada pedagogicamente falando. Muito obrigada pelo aprendizado.
Yara
Só tenho a agradecer pois os temas me levaram a reflexões e trouxeram a tona vivências passadas que confirmam em mim o amor a Educação Infantil. Foram 19 anos em sala de aula, exclusivamente nesse segmento. E agora como gestora de um Centro de Educação Infantil, sinto que meu legado se estendeu para fora de quatro paredes. Busco não perder meu eu pois a rotina burocrática é por vezes maçante. Permaneço firme nos meus ideais. É fato que o processo a distância é cansativo e as vezes desanimador. Mas a cada encontro, a vontade de completar se revigorava. Nos adaptamos. E quem não né? Tempos difíceis.... Assim encerro, com o coração quentinho como quem se encheu de ternura por saber que seus ideias se misturam e se multiplicam. Que Educação Infantil é muito mais que muitos possam imaginar!!! Gratidão! Gratidão! Gratidão! Um abraço virtual, mas repleto de amor!!! Petrópolis Educação Infantil Pública de Qualidade💟
Iandra
Que experiência maravilhosa! Consegui concluir o curso no meu período de recesso do trabalho. Os encontros foram muito bem planejados e organizados, foram dinâmicos e envolventes, gostei muito dos quiz. Os temas dos encontros foram esclarecedores, atuais e necessários, foi ótimo para aquisição de novos conhecimentos e perspectivas. Meu filho gostou de ouvir as leituras comigo, rsrs! Agradeço pela oportunidade de estudo, de novas práticas e saberes para o meu fazer pedagógico. Até a próxima oportunidade! Um beijo para todas!!
Inaiê
A experiência formativa foi de conhecimento para poder consolidar o trabalho docente junto ao ator principal que é a criança em seu desenvolvimento cognitivo e relacional na sociedade onde vive. Posso melhorar através da formação continuada. O processo a distância fez me exigir mais de mim. As indagações que vivenciei foi sobre o planejamento dentro das habilidades desta criança. As aprendizagem foram somativas.
Thaynara
Gostaria de parabenizar toda a equipe pela organização e atenção. Pois foi uma excelente proposta e oportunidades para aprimorar novos conhecimentos. Onde pretendo levar para minha prática profissional.
Raíra
Excelente pela oportunidade de trocar e aprender, pois irá contribuir para minha prática docente.
Tainá
A EAD veio para ficar. Maravilhosa experiência.
Tainara
Gostaria de agradecer pela oportunidade de participar dessa troca virtual de experiências e percepções. Tenho certeza que na modalidade presencial esta formação é ainda mais rica, pois pode contar com o diálogo imediato entre os participantes. Todavia, não tenho observações a fazer que apontem falhas nas adaptações feitas para atender à proposta de maneira on-line, a não ser a que naturalmente acaba prejudicando qualquer processo de ensino-aprendizagem, que é a distância física. Pessoalmente foi uma oportunidade bastante enriquecedora para mim, pois estive muitos anos afastada dos estudos por conta da criação de meus filhos. Este curso me impulsionou a buscar novos conhecimentos para além dos materiais disponibilizados, dentro das temáticas abordadas. Profissionalmente, este fomento me possibilitará uma prática mais rica em conhecimentos e, consequentemente, mais ampla e efetiva. Apesar de atuar em sala de aula desde o meu primeiro ano de Curso Normal, há 23 anos, ainda estou engatinhando na Educação Infantil, pois iniciei meu trabalho com crianças de até 5 anos de idade em 2017 e ainda tenho muito a aprender sobre a prática com esta faixa etária. Conhecer alguns desafios que permeiam esta área, bem como alguns conceitos relacionados à infância e diretrizes norteadoras para o trabalho na Educação Infantil, me trouxe mais segurança e subsídios para desenvolver um trabalho de mais qualidade e efetividade com meus alunos! Agradeço pela oportunidade e pela qualidade da formação!
Moara
Prezadas Heloísa, Maria José e Mariana, Em tempos de pandemia isso é privilégio muito grande poder ficar em casa e ainda poder fazer uma formação. O que é a tecnologia não é mesmo? Fico muito feliz pois além do curso agregar na minha formação ainda vai me ajudar em horas complementares para a minha graduação. O meu muito obrigado e um forte abraço. Espero que vocês e os seus estejam todos bem.
Kaolin
Participar desta formação foi para mim algo muito interessante. Já trabalhei em creche privada por pouco tempo, e na rede municipal também tenho pouco tempo na educação infantil. É muito bom quando a gente consegue participar de uma formação voltada à nossa prática. O que mais me chamou a atenção nesta formação foi a organização e a maneira como os assuntos foram abordados., de forma clara, objetiva, e que leva a gente a refletir sobre o trabalho com as crianças. Gostaria de continuar participando de formações como esta, onde a gente consegue interagir de forma ativa com os assuntos de cada módulo apresentado. Isto para mim é a verdadeira formação. Quero parabenizar a todas as responsáveis por este curso maravilhoso! Meu muito obrigada a todas!
Alira
Falar, ler, pensar e estudar sobre Educação Infantil é algo que me movimenta desde a minha graduação. O meu tcc foi sobre o cuidar e educar na Educação Infantil, a minha escolha no concurso público foi Educação Infantil e sempre que tive oportunidade de estar como docente é na Educação infantil que me sinto bem e motivada a buscar caminhos para um desenvolvimento consciente e adequado. Durante todo esse percurso nesse curso de extensão foi possível revisitar assuntos que não estavam em pauta na minha rotina e poder aprofundar assuntos tão necessários a serem pensados. Todas as temáticas vão de encontro a necessidade de pensar a Educação Infantil como uma etapa única é importante e não como uma mera preparação para o Ensino Fundamental. Fico com um trecho da aula 8, “escola infantil é um espaço educativo e não escolarizantes…”. É preciso mudar o olhar diante da proposta que temos para essa faixa etária, dessa maneira a escola se torna espaço de diálogo, construção, formação, interesse e respeito tanto para educadores quanto para as crianças.
Jurema
Queridas amigas e professoras do COLEI, Antes de qualquer coisa gostaria de agradecer. O curso de Ed. Infantil engloba os temas mais recorrentes em sala e acaba agregando muito para o trabalho prático da gente. Além disso, ler um material tão bom, com tanto para nos dizer, com tanto conteúdo experimentado pela vivência desses grandes professores é muito enriquecedor. Me sinto mais sábia no convívio com essas pessoas geniais, me sinto engrandecida com vocês e com o conteúdo que foi pensado e elaborado por vocês. A metodologia é muito boa, dividida em aulas, organizada por temas, isso ajuda muito na nossa organização das aulas. A única sugestão que dou e já dei, inclusive, no questionário é um gráfico, por exemplo, de acompanhamento das atividades entregues. Assim nós podemos ver o quanto já fizemos e se estamos devendo alguma atividade que sem querer pulamos ou deixamos para trás. No geral, eu particularmente, me sinto muito confortável no Ensino a Distância. Eu acredito que a organização do tempo, do meu planejamento diário é muito mais interessante quando estamos no virtual, pois só depende da nossa vontade e programação. É claro que exige bastante trabalho, pois as dúvidas, a pesquisa muitas vezes recai sobre você e sua força de vontade de ir mais além. Mas nesse sentido, acredito já estar bem acostumada. Ser professora é ter desafios todos os dias e se aprimorar a todo o momento. E hoje temos muitos recursos para o contato imediato e o grupo de vocês do WhatsApp atendeu muito bem os nossos questionamentos. Então esse contato foi estabelecido em alguma medida. Muito obrigada por esse curso excelente e espero poder participar de outros num futuro próximo! Abraços,
Iracema
hoje estou terminando o curso de extensão. Já trabalho na rede há quase trinta anos e é sempre importante que estejamos "antenados' e atualizados para que nossa prática não fique vazia, não caia por terra. Em alguns momentos, assistindo alguns vídeos, senti um pouco de desânimo por perceber que ainda precisamos melhorar muito, mas quando estamos abertos a estudar, conhecer, ouvir novas opiniões, orientações, práticas enfim, quando estamos abertos a aprender, isso faz com que acreditemos que é possível sim ter uma educação de qualidade para todos. Muitas coisas, não dependem de nós profissionais, pois temos as leis e os governos, que infelizmente "travam" o andar das coisas, mas com esperança e muito trabalho, pouco a pouco estaremos conquistando os direitos que cada um de nós tem, tanto como profissionais e como alunos. Um grande abraços para todas. Petrópolis, 28 de Agosto de 2021

Potira
Prezadas Heloisa, Maria José e Mariana. Venho por meia desta agradecer por todo conhecimento compartilhado ao longo de todos os encontros. O quão enriquecedor para meu conhecimento e para minha prática docente toda troca de experiências com o conteúdo fornecido ao longo de toda a formação. O trabalho de vocês é de grande importância, por meio dele refletimos sobre o que vivenciamos em nossa infância, na atuação em sala de aula de educação infantil, no cotidiano. Foi um privilégio participar desta formação que só me fez crescer pessoal e profissionalmente. trazendo me mais conhecimentos e tornando me assim uma profissional melhor e mais capacitada e segura para atender meus alunos, os quais busco sempre levar o melhor para os seus desenvolvimentos. Me despeço por hora, pois espero poder participar de mais formações como essas no futuro. Atenciosamente
Jaci
Adorei a experiência do curso, achei o formato de aulas gravadas muito prático mas acredito que se tivesse pelo menos 2 encontros ao vivo como um grupo de estudo, seria excelente , embora estejamos vivendo um período atípico onde muitos professores estão tendo uma sobrecarga de trabalho absurda. Achei perfeito a escolha dos temas, super atuais. E para finalizar as minha reflexões sobre o curso, gostaria de enaltecer o trabalho desenvolvido pela professora Heloisa e por todas as bolsistas e membros do COLEI, parabéns pela dedicação , pela produção dos vídeos, pelo trabalho feito e pela disponibilidade em solucionar possíveis problemas técnicos e tirar qualquer dúvida de nós cursistas. Muito obrigada ! Com Carinho,
Bintu
A experiencia do curso foi muito boa, pois tenho dificuldades em trabalhar com ED.INFANTIL, os textos para reflexões são ótimos. Aprendi muito, porém quero deixar minha humilde contribuição em dizer que mesmo não sendo em todos os encontros poderia ter sido no formato de live ,com tempo para perguntas . Obrigada por terem proporcionado este curso; a contribuição para minha formação foi maravilhosa. Espero ansiosa por mais cursos como esse.
Eno
Como não poderia ser diferente, fiquei muito feliz e honrada de ter tido a oportunidade de participar dessa formação com profissionais tão excelentes de alta qualidade e riquíssimos e diversos materiais que contribuíram imensamente com os nossos estudos. São informações que certamente acrescentaram e mudaram nossa forma de pensar e nossa postura como educadores. Sinto ainda muita dificuldade em estudo a distância, já fiz minha licenciatura nesse formato, mas, ainda não me sinto tão segura e confortável com essa modalidade, eu preciso de ter uma certa obrigação em ter o horário para ter encontros, para estudar, para realizar tarefas, não sou auto suficiente ainda para ter essa liberdade e me organizar nesse sentido. Mas foi uma experiência incrível e riquíssima de informações que certamente acrescentaram muito tanto em minha vida pessoal e na profissional. Agradeço a Heloísa, Maria José, Mariana e todas que ofereceram tanta informações preciosas para nós. Obrigada por tudo que dedicaram!
Fayola

Essa proposta foi um desafio que a principio pensei que não iria conseguir concluir, pois tive alguns problemas particulares. Mas percebi a oportunidade em aumentar os meus conhecimentos e refletir a respeito da educação infantil. O estudo a distância nos favorece nos dias de hoje, na busca de formação. No entanto é um processo solitário, onde as trocas apesar de temos um grupo não aconteceram. E confesso que o escutar o outro favorece o meu processo de aprendizado. A formação foi dividida em 9 encontros e gostei de todos, principalmente o 7 que falou das relações e conflitos entre crianças na educação infantil, até então foram temas que aprofundaram alguns dos conhecimentos, conceitos que em algum momento já havia estudado. Mas pensar em conflitos , como as crianças o encara, pensa e resolve. Abriu uma perspectiva que não tinha parado para refletir ainda. A presença dos ¨QUIZ¨ também foi bem interessante.
Mahara
Queridas Heloisa, Maria José e Mariana, Estamos no segundo ano pandêmico e com um triste quantitativo de pessoas adoecidas e que nos deixaram, provocando muitas mudanças nas formas de viver da sociedade. Com tudo isso, identifico as aprendizagens que alcançamos, uma delas foi a ampliação tecnológica a que fomos impulsionadas. O curso proposto, remotamente, corroborou para a inclusão de mais uma estratégia de formação e foi muito positivo com uma temática urgente em ser debatida. A orientação educacional, da rede municipal de São Gonçalo, atua na educação infantil propondo ações, com as crianças que proporcione o cuidar, o brincar, o educar e o incluir. Considero esta proposta um desafio, devido a vários fatores, entre eles: a ausência de políticas públicas efetivas nesta etapa; ao pouco investimento que compõem a necessidades de vagas; a pouca compreensão dos marcos legais que direcionam as ações; a dificuldade de integrar a família nas atividades escolares e de proporcionar uma formação continuada aos profissionais da educação. O curso proposto provocou uma reflexão, me instigando a renovar a minha prática junto aos educadores da Educação Infantil. As temáticas abordadas, com uma linguagem clara e questões práticas possibilitarão o estudo deste material com a equipe escolar. Um tema que acredito ser urgente neste debate é a "concepção de infância". A identificação e compreensão das múltiplas culturas infantis e de que a criança é um ser histórico, possibilita uma mudança de paradigmas no trabalho com as infâncias gonçalenses. A visão adultocênctrica ainda é muito presente no espaço escolar, principalmente quando se determina socialmente que as crianças têm menos direitos, menos conhecimento e menos espaço do que os adultos. Para eliminar essa prática, entendo que é preciso construir estratégias e ações, que dependerá de um olhar e de uma escuta sensível a cada criança. Neste movimento, parabenizo toda equipe do Colei por nutrir em nosso meio o verbo esperançar, tendo a convicção de que somos seres "inconclusos", e desta forma estamos e precisamos estar em constantes aprendizagens. Muitos abraços!!!!!!
Nina

Postar um comentário

0 Comments

Formulário de contato