O Projeto CARTAS ENTRE EDUCADORAS(ES) DAS INFÂNCIAS: COMPARTILHANDO DESAFIOS DA PRÁTICA é coordenado pela professora Heloisa Carreiro e tem como bolsista financiada a aluna do curso de Pedagogia Mariana Machado, ambas da UERJ - FFP. 

O projeto tem como público alvo: 

  • Estudantes da disciplina de Estágio Supervisionado em Educação Infantil da FFP;
  • Estudantes da disciplina de Educação Infantil I e II da FFP; 
  • Professores e Educadores da Educação Infantil das Redes Municipais de São Gonçalo e Petrópolis.

Entendendo melhor:


O presente projeto compreende a importância de se criar espaços de formação continuada, através da extensão. Referimo-nos a espaços de estudo, de pesquisa, de produção de conhecimento e de reflexão cotidiana sobre questões vinculadas à articulação entre a teoria e a prática. Neste sentido a referida extensão revela-se também um potente espaço de encontro entre os sujeitos da escola e da universidade. Considerando-a como um espaço de encontro, este projeto pretende promover as seguintes ações: 
  • criar nos municípios que se encontram envolvidos (São Gonçalo e Petrópolis) espaços de encontros e de formação entre os profissionais que atuam na Educação Infantil; 
  • utilizar-se da correspondência de cartas para que os profissionais destes dois municípios compartilhem entre si, experiências profissionais e os estudos que vem desenvolvendo em seus devidos grupos; 
  • garantir que durante a formação haja um diálogo com teorias ligadas aos estudos com o Cotidiano da Educação Infantil e à Sociologia das Infâncias; 
  • possibilitar que os estudantes das disciplinas de Educação Infantil e de Estágio Supervisionado em Educação Infantil, participem das ações formativas envolvendo os profissionais das redes municipais, tanto através da presença nos encontros de formação desenvolvidos (principalmente, em São Gonçalo), como pelo meio de estudo interpretativo das cartas trocadas entre os educadores envolvidos com o projeto, 
  • e) garantir o desenvolvimento de trabalhos científicos para publicação e participação em eventos acadêmicos.

 Objetivos 

Geral:
Promover um diálogo articulado entre escola e universidade, envolvendo estudantes da FFP (especialmente das disciplinas de Educação Infantil e Estágio Supervisionado em Educação Infantil) e profissionais da Educação Infantil dos municípios de São Gonçalo e Petrópolis sobre os desafios teórico-práticos enfrentados na atuação docente.

Específicos:
    • Possibilitar que demais professores do Departamento de Educação (DEDU) da FFP conheçam o projeto e havendo interesse tornem-se parceiros no processo formativo; 
    • Identificar e organizar profissionais das instituições municipais parceiras e estudantes da FFP que queiram envolver-se com o processo formativo do projeto; 
    • Garantir certa regularidade no encontro entre os grupos (quinzenais); 
    • Criar estratégias de correspondências entre os dois municípios sobre as reflexões teórico-práticas; 
    • Possibilitar que o material produzido nos grupos de estudos estejam disponíveis para os estudantes das disciplinas de Educação Infantil e Estágios Supervisionado e para os demais profissionais do DEDU que desejarem pesquisá-lo; 
    • Promover um Seminário aberto na FFP que possibilite o encontro presencial dos participantes dos grupos de estudos dos dois municípios; 
    • Divulgar através de participação em eventos acadêmicos o trabalho de estudo e pesquisa desenvolvidos. 
Metodologia e Avaliação: 

O projeto propõe pelo período mínimo de um ano, uma aproximação dos desafios pedagógicos que enfrentam os profissionais da Educação Infantil, possibilitando que os mesmos enfrentem de modo mais coletivo às questões que se colocam em suas práticas docentes. Assim, consolidaremos uma parceria entre a escola e a universidade. Consolidaremos dois grupos de estudos em cada um dos municípios, cada grupo será composto por no máximo 20 profissionais, a fim de garantir a qualidade das discussões. No interior destes grupos, além de possibilitar que tais profissionais se (re)encontrem com os estudos ligados à Sociologia das Infâncias e ao Cotidiano Escolar, possibilitaremos que os diálogos com estas teorias e com outras, sejam tecidos a partir dos desafios que estas(es) educadoras(es) encontram na própria prática. Para tanto como dinâmica inicial da formação os participantes redigirão uma carta relatando os desafios que enfrentam em seus cotidianos. O trabalho com cartas inspira-se na pedagogia de Freinet que promovia correspondência interescolar (SAMPAIO, 1994). Através das leituras destas cartas, faremos um índice categorizando os principais desafios que aquele grupo de profissionais enfrenta. Este índice nos ajudará a movimentar a formação em termos de fazer as articulações teóricas e organizar tematicamente as rodas de conversas dos grupos de estudo. Ao longo do curso outras cartas serão produzidas inclusive trocadas entre os diferentes grupos de estudos, a fim de ambos compartilharem entre si a experiência formativa. As avaliações serão feitas através da produção constante de registros reflexivos, que servirão para compor o livro da vida de cada um dos grupos de estudos. Também comporá a avaliação deste projeto, o envolvimento e a atuação dos participantes com o planejamento e realização do Seminário que será realizado na FFP com todos os membros dos grupos de estudo. Além do movimento de participação em eventos acadêmicos.

Referências bibliográficas: 

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1994 
BARBOSA, Joaquim (Coord). Multirreferencialidade nas Ciências e na Educação. São Carlos: Editora da UFSCar, 1998. CARREIRO, Heloisa Josiele Santos Carreiro. Rotinas arquitetadas e cotidianos vividos: tensões e possibilidades na Educação Infantil. Tese de Doutorado – Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Educação, 2013. 
CERTEAU, Michael de. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Petrópolis – RJ: Vozes, 1994. CORSARO, William. Sociologia da Infância. 2ª Edição. Porto Alegre: Artemed, 2011. 
ESTEBAN, Maria Teresa & ZACCUR, Edwiges. A pesquisa como eixo de formação docente. In: Professora Pesquisadora uma práxis em construção. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. 
FERREIRA, Manuela. A gente gosta é de brincar com os outros meninos! Relações sociais entre crianças num Jardim de Infância. Porto: Edições Afrontamento, 2004. 
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 12ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. GARCIA, Regina Leite. Método: pesquisa com o cotidiano. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. 
GOFFMAN, Erving. A apresentação do Eu na Vida de Todos os Dias. Lisboa: Relógio D’água, 1993. MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand, 2003. 
QVORTRUP, Jens. Nove teses sobre a infância como um fenômeno social. Pro-Posições [online]. 2011, vol.22, n.1. 
SAMPAIO, Rosa Maria Whitaker Ferreira. Freinet: evolução histórica e atualidades. São Paulo, SP: Editora Scipione, 1994. 
TAVARES, M.T.G. A(s) Infância(s) e a cidade: discutindo processos formativos de crianças nos territórios gonçalenses. Projeto